quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

Meu garoto gente boa


Vi e eu: farinha do mesmo saco
Menino gente boa
Victor, o meu garoto gente boa, está completando 14 anos hoje. Olho pra ele e vejo tanta coisa que deixa repleto meu coração! Mais do que sobrinho, ele é um pedaço da minha alma. Não gosto mais dele do que dos outros sobrinhos, meu amor por cada um deles é igualmente gigantesco. Mas com o Vi me identifico. Somos tão parecidos! Somos amigos, cúmplices, companheiros de verdade. E conforme o assisto crescer, mais me reconheço nele. Os motivos que o levam à exaltação, à revolta, à diversão, ao tédio, à curiosidade, enfim, todos os impulsos que o guiam são facilmente compreensíveis pra mim. Coloco-me no lugar dele com tanto conforto que sinto-me ali dentro daquele espírito inquieto e, desde muito cedo, bem resolvido. É uma aceitação automática, uma sintonia bendita. Somos muito farinha do mesmo saco.

Em campeonato de natação
Eu tinha apenas 16 anos quando soube que ele estava a caminho. Que festa! Ser tia era uma experiência não vivida até então e eu estava louca para experimentá-la. Fui comprando brinquedos desde os primeiros meses de gestação, o reconhecendo em cada detalhe que fosse belo. Eu o curti intensamente desde sempre. E quando soube que, como eu, seria sagitariano, senti um gostinho bobo de vitória. Era o meu menino mesmo que estava chegando.

Vi apaixonado: ele e a namorada Niágara
O tempo está passando tão rápido! Lembro das perninhas curtas e gorduchas, da fantasia de palhacinho em seu primeiro matinê, do esmero nas noites em claro confeccionando os enfeites para suas festinhas de aniversário personalizadas. Graças a ele, desde o começo senti o gosto bom de ser tia de uma forma plena. E sinto cada vez mais. Com ele converso de igual pra igual, sem qualquer estranhamento. Perto dele sinto paz.

Nosso campeão
Lembro-me que, ainda pequenino, olhava pra ele e almejava um futuro em que ouviria um “tia Lili” falado com um vozeirão bem grosso, como se isso fosse demorar tanto pra acontecer... E agora estou diante desse rapagão de quase 1,80m, com a mesma voz grossa das minhas projeções, lindo, inteligente, cheio de dons e muito, muito gente boa. Dá um orgulho tão grande dele!

Ele sabe que é lindo
Eu poderia citar milhares de méritos, inúmeros talentos que justificam esse orgulho, mas a grande verdade é que meu maior gosto é olhar para o Vi e ver a pessoa que ele é, simplesmente. E eu acho que nunca disse isso a ele. A gente enxerga as coisas mais importantes da vida, mas na roda viva, esquece de declará-las, como se estivessem implícitas.

Lindo 2
Talvez lhe escreva uma carta. Agora que está grande, posso exercitar com ele mais essa minha pieguice. Ou lhe peça que entre nesse blog e descubra. Ou lhe abrace forte e demoradamente, com direito aos cafunés que ele tanto adora, até que compreenda que certas coisas são melhores quando sentidas. Ele está se tornando mestre nisso. Ou, então, eu continue apenas curtindo essa coisa gostosa que é ser tia nos dias de hoje, quando mais parecemos irmãos do que qualquer outra coisa: sem cerimônias, frescuras e exigências antiquadas que condenavam essa relação tão mágica à impessoalidade.

Sempre por perto
Só desejo, de todo coração, que ele se aprimore nessa arte de ser tão ele, nada mais. Isso já me deixa segura de muitas coisas, já me livra dos grandes medos que o futuro impõe às famílias. O Vi é um garoto muito legal! É divertido, possui um senso de humor incrível, porém mesclado com uma sensibilidade que ele está aprendendo a acertar na medida; cheio de manias e particularidades, de uma segurança íntima que dá gosto presenciar e uma personalidade forte, porém afável. Ele é deliciosamente carismático. Apaixonante.

Bebê de titia
Meu menino adorado é alguém que, no barulho ou no silêncio, é sempre gostoso ter por perto. E que me ensina a amar de um jeito que, sem ele, eu jamais aprenderia.


Um comentário:

"Pima" Bebel disse...

Prima querida...amei seu texto (ainda bem que te ensinei a escrever poemas quando éramos pequeninas...kkk). Muito lindo o amor que você tem pela familia...você é realmente uma pessoa espetacular e única! Te adoro muito...saudades imensas! Beijos! DRI